TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Artigo Acadêmico Sobre a Evolução da Educação Brasileiraa

Por:   •  13/9/2016  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  1.485 Visualizações

Página 1 de 3

Douglas Alves dos Santos, J.; Kaderrah Dantas Melo, A.; Lucimi, M. Uma breve reflexão retrospectiva da educação brasileira (19602000): Implicações contemporâneas. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”. Anais...João Pessoa: 2012 Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2016.

José Douglas Alves dos Santos[1], Aísha Kaderrah[2] Dantas Melo e Marizete Lucimi[3] buscaram em estudiosos da área, como Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Gaudêncio Frigotto e Roseli Caldart, entender como a educação brasileira se modificou entre os períodos de 1960 a 2000 e como ela se configura atualmente.

A nota introdutória, escrita por J. Douglas Alves, nos dá uma ideia do que eles abordarão no decorrer do texto: “Educação não é negócio, escola não é empresa, professor não é técnico, aluno não é mercadoria e conteúdo não é moeda de troca.” Com essas palavras iniciais, ele esclarece que a escola não é uma instituição econômica, que pode seguir as mesmas regras que os negócios seguem.

Com escrita leve e sem floreios desnecessários, os três autores nos apresentam cronologicamente, e usando os períodos históricos como plano de fundo, as características da educação nesses períodos e os principais acontecimentos (como leis, programas educacionais, fundações e projetos criados ou promulgados) referentes à educação brasileira. Além de nos situar historicamente, essa maneira de organizar os dados estudados nos faz lembrar que a educação é interdependente à sociedade, dessa forma ela reflete o contexto histórico, econômico e cultural de sua época.

O artigo é dividido em cinco sub tópicos (“1960: período desenvolvimentista brasileiro”; “1970: intensificação do processo economicista na Educação brasileira”; “1980: hegemonia da política neoliberal no Brasil”; “1990: mais do mesmo” e “2000: esperanças e frustrações”), o que torna mais fácil a leitura e interpretação do texto.

Comentando o processo de mercantilização da educação, a Reforma Universitária na década de 1960; a reforma de 1º e 2º graus (estipulada pela Lei 5.692/71), os cortes orçamentários na área de educação, o início do processo que ficou conhecido como sucateamento das universidades públicas (apesar desse termo não ser usado pelos autores) e os movimentos estudantis do final da década de 1970 e início dos anos 1980, além da preocupação a respeito da pesquisa e estudo em Educação no Brasil, temos um panorama do que foi o meio educacional durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

Entretanto, não citaram o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que foi um órgão/projeto falho, mas importante, do governo militar durante o final da década de 60 até início da década de 1980, quando teve que ser extinto devido à problemas financeiros.

Outro ponto importante tocado pelos autores foi a Constituição de 1988 e a importância desta no âmbito educacional, apesar de ressaltarem que, mesmo com a igualdade de acesso garantida na Constituição Cidadã, as desigualdades continuam impedindo que todos tenham as mesmas oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com