TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Entre os Muros da Escola

Por:   •  2/3/2018  •  Dissertação  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

ANALISANDO O FILME “Entre os Muros da Escola (2008)”

Objetivo do estudo: analisar o filme à luz dos princípios da sociedade capitalista na perspectiva de Émile Durkheim (1858-1917).

ORIENTAÇÕES GERAIS:

A forma de apresentação do trabalho deverá ser dentro da metodologia científica. Todo trabalho acadêmico deve conter partes que são obrigatórias. Ver o documento a respeito (modelo de apresentação de trabalho filme entre os muros da escola) para este trabalho especificamente.

Os trabalhos podem ser realizados em trios, duplas ou solitariamente. Não é permitido a existência de quartetos.

Cuidem da originalidade de seus trabalhos, QUE SERÃO SUBMETIDOS A PROGRAMA DE VERIFICAÇÃO DE PLÁGIO. Caso se constate o plágio, o trabalho terá valoração pela metade de 10,0 (ou seja, 5,0).

Os trabalhos deverão ser enviados ao email proferlao@hotmail.com até 24 horas do dia 06 de setembro de 2015.

No dia 11 de setembro, faremos uma conversa com os autores de cada trabalho, que deverão dialogar com o professor sobre o conteúdo do trabalho, em sequência a ser organizada e enviada em tempo oportuno para os senhores acadêmicos.

TÍTULO DO TRABALHO: definir um título que representa o conteúdo do trabalho executado.

INTRODUÇÃO        

A introdução do trabalho acadêmico deverá conter:

  1. Apresentação do tema;
  2. A indicação das leituras realizadas para construir o estudo (telas de apresentação do professor sobre o pensamento de Durkheim, texto de Paulo Meksenas, texto de Paula Cristina Lopes);
  3. O objetivo do estudo;
  4. Justificativa da importância do estudo;
  5. A indicação da fonte de estudo (filme Entre os Muros da Escola);
  6. Indicação do percurso metodológico para realizar o trabalho (como os autores do trabalho realizaram os estudos);
  7. Breve apresentação das partes do corpo do trabalho (desenvolvimento trabalho). Neste caso: questões gerais (em poucas linhas dizer o que o leitor encontra na parte); organização e funcionamento da sociedade (em poucas linhas dizer o que o leitor encontra na parte); organização política da sociedade capitalista -  repercussão na escola (em poucas linhas dizer o que o leitor encontra na parte);
  8. Apresentar a conclusão mais geral (resultado, descoberta, ideia central) do estudo, em poucas linhas.

DESENVOLVIMENTO DO TEXTO (CORPO DO TRABALHO) DEVERÁ CONTER:

No caso do trabalho de análise do filme “Entre os Muros da Escola (2008)”, a partir da teoria funcionalista da sociedade (Emile Durkheim), as sessões e partes do trabalho são as que se apresentam abaixo.

Alertamos que das questões deverão resultar em escrita de textos, que deverão contemplar o eixo das mesmas a cada sequência de texto. Por exemplo:

A maior parte do enredo do filme concentra-se....

A sala de aula do professor François é constituída é constituída.....

I) QUESTÕES GERAIS

A) Descrição panorâmica do filme, atendendo as seguintes questões: a) Onde se concentra a maior parte do enredo do filme?  b) Como é constituída a sala de aula do professor François? (Caracterizar os alunos e suas origens, seus jeitos, condição social, os conflitos entre os alunos, e entre eles e o professor); c) É possível afirmar que aquela sala funciona como micro- panorama de conflitos que se alastram pela França contemporânea por conta da presença dos exilados?  d) O que mais preocupa os demais professores daquela escola? e) O que  mais preocupa o professor Frnaçois?

B) Questão central (questão que suponho a atividade A (anterior, uma vez realizada) permite ao acadêmico ensaiar uma resposta): Qual a condição primordial para entendermos o que se passa na sala de François?

II) ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE

A) Identificação no filme dos conceitos de Durkheim apresentados nas aulas.

Descrição da atividade: Considerando que Fato Social é o objeto definido por Durkheim para na sua explicação da sociedade capitalista, a partir dos conceitos de Durkheim na sua teorização da sociedade (CONSCIÊNCIA COLETIVA; DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO; SOLIDARIEDADE ORGÂNICA; SOLIDARIEDADE MECÂNICA; CASO (FATO) PATOLÓGICO: ANOMIA; SUICÍDIO EGOÍSTA; SUICÍDIO ALTRUÍSTA; SUICÍDIO ANÔMICO) aponte a presença dessas realidades conceituais com exemplos de sequências do filme.

B) Apontar uma situação em que François ao insistir que os alunos falem de si leva o aluno a um sentimento de constrangimento? Qual é a situação de François em sua sala de aula? Qual é a situação de François frente a seus colegas, em especial aos processos de punição dos alunos? Como você descreveria o professor François como pessoa? Como você descreveria o professor François como professor?

C) Questão Central (questão que suponho a atividade A (anterior, uma vez realizada) permite ao acadêmico ensaiar uma resposta): Quais as duas hierarquias fundamentais que aparecem no filme “Entre os Muros da Escola” (2008)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com