TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha dos artigos sobre Fund. e Meto. da Educação

Por:   •  28/7/2017  •  Resenha  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

Facon – Faculdade de Conchas

Curso: Pós-Graduação em: Pedagogia

Carolina Santana de Souza Soares

Turma 04/2017

Fundamentos e metodologia da educação

Data da aula 08/04/2017

 

ABRANGE/ Pólo – Mauá

2017

Carolina Santana de Souza Soares

                     

                                                           

                                                         Trabalho realizado para compor a nota da disciplina:                              

                                                         Fundamentos e metodologia da educação, por                      

                                                         solicitação do Prof. Ms. MarcusTadeu Maneghelo.                                                    

                                                             

ABRANGE/ Pólo – Mauá

2017

               

Resenha dos artigos

Em “O materialismo histórico-dialético e a Educação” (PIRES, 1997), a autora apresenta a dialética marxista como uma das abordagens possíveis de interpretação da realidade, e da realidade educacional, que se contrapõe à lógica formal que separa sujeito-objeto, se mostrando insuficiente para esta tarefa.

A autora explicita que o método materialista histórico-dialético “trata-se de descobrir pelo movimento do pensamento as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade” (p. 86). Desta forma, salienta que o movimento do pensamento diz respeito ao ato de refletir sobre a realidade, avançando do empírico (real aparente) para o concreto (real pensado) por intermédio de abstrações (reflexões).

Ao pensar tal método no contexto educacional, Saviani (1991 apud Pires,1997) considera necessário que o educador brasileiro faça o movimento proposto, partindo do senso comum educacional para a etapa da consciência filosófica por meio da reflexão teórica. Assim, Pires (1997) disserta que a compreensão plena do processo educacional em questão só é possível a partir de um crescente repertório de abstrações (teoria).

A autora ao refletir acerca do movimento contraditório humanização/alienação afirma que como orientação de sua prática, o educador sempre deve responder ao questionamento: “A educação estará, em suas várias dimensões, ‘a serviço’ da humanização ou da alienação?”, ao passo em que o conhecimento, dependendo de seu uso, pode contribuir ou negar o processo de humanização. Portanto, Pires (1997) destaca que a educação não deve estar inclinada para o trabalho, no sentido de treinamento e domesticação do trabalhador, mas ela deve abordar o trabalho em seu sentido mais amplo.

Dessa forma, Pires (1997) admite que em alguns momentos do processo educacional, no que tange à formação profissional, obviamente será necessária a aprendizagem de habilidades, práticas e ações imediatas. No entanto, o processo educacional vai além da dimensão prática, exigindo a construção integral da formação.

No artigo "Contribuições da filosofia para a educação" (SAVIANI, 1990), o autor inicia abordando a configuração do objeto da filosofia, sendo este o pensamento. Assim, afirma que o assunto tratado por ela é do interesse de todos os homens, na medida em que todos estes pensam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com