TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PEDAGOGIA

Por:   •  25/5/2017  •  Monografia  •  5.209 Palavras (21 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ANAPÓLIS

PEDAGOGIA

                         Leticia Aquiles   RA = 8528933637

                        Tania Pereira de Lima RA =8380845573

                        Kedma Carla R. de Oliveira RA = 8380838578

 A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃOINFANTIL

ANAPÓLIS

2017


AUTOR(ES)

 A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃOINFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera requisito como parcial à obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador(a): Nome do Orientador.

ANAPÓLIS

2017


AUTOR (ES)

A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃOINFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Anapólis GO, ____ de ______________de 2017.

_________________________________

Nome do Orientador

Instituição

titulação

_________________________________

Examinador (banca)

Instituição

titulação

_________________________________

Examinador (banca)

Instituição

titulação

Dedico este trabalho aos profissionais da educação que trabalham com amor e veem na educação um pilar para a construção de uma sociedade melhor, um mundo melhor.

AGRADECIMENTOS

Encontramos em nossos caminhos inúmeras pessoas que através de sua inteligência, seus gestos generosos, nos inspiraram, nos ensinaram e nos fizeram ver que sempre há o que se aprender. E nesse processo de aprendizagem deixamos um pouco de nós e levamos um pouco do outro. Essas pessoas em nós acreditaram quando fizemos do nosso sonho, um projeto de vida, ajudando-nos a não deixá-lo se desfazer diante dos desafios.

Agradeço a Deus, nosso tudo.

À nossas famílias.

Aos nossos amigos e a todos os professores do curso.

À nossa orientadora.

A todos, nossa eterna gratidão.

A escola dos sonhos dos sonhadores, da poesia dos poetas, da maternidade, da luta dos lutadores começa com crença de que, em se falando de vida- e como educação é vida, a solução está no afeto.  

(Gabriel Chalita)

RESUMO

                Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar teoricamente as relações estabelecidas entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil. A afetividade tem sido objeto de diversos estudos, e certamente é um dos aspectos que contribui para o desenvolvimento cognitivo infantil. Para o estudo foi feita uma entrevista com quatro professores que atuam na Educação Infantil de uma escola particular do Lago Sul /DF. O estudo traz também contribuições de autores como Piaget e Wallon. A metodologia adotada para a pesquisa foi à qualitativa. Além disso, fez uma pesquisa de campo com quatro professores da Educação Infantil, para identificar as visões destes em relação a afetividade e a aprendizagem. A pesquisa possibilitou destacar a relevância da afetividade para a aprendizagem e consequentemente, para o desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave: Afetividade. Educação. Infância. Relação professor-aluno.

            

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        12
  2. DESENVOLVIMENTO        13

2.1 A afetividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças.......................................13

2..1.1 Conceitos de afetividade        13

2.2 Relação da afetividade com o desenvolvimento cognitivo das crianças        13

3 METODOLOGIA        16

4 APRESENTAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS        17

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

ANEXO        25


1 INTRODUÇÃO

Observa-se que existe uma grande necessidade de uma educação que trate da afetividade na sala de aula. Uma educação sem afeto pode trazer sérias consequências para a ação pedagógica do professor e para a aprendizagem do aluno. O papel do professor é criar situações em sala de aula que favoreça o estabelecimento de relações afetivas. Portanto, torna-se necessário que estes aprendam sobre o funcionamento das emoções, estudando sua natureza fisiológica e social, isto é, compreendam seu mecanismo de ação para então, assumir seu controle. Neste sentido, é essencial para o professor o entendimento da reciprocidade entre afetividade e inteligência na sala de aula (BRASIL, 1998, p. 63).

A pesquisa traz como tema a seguinte questão problema “Como a afetividade pode influenciar na aprendizagem das crianças no Ensino Infantil?” O tema do estudo foi escolhido porque se acredita que é inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas nas crianças que adentram as instituições de ensino, sobretudo, se esta escola for de educação infantil. Observa-se que o desenvolvimento da afetividade, desde que bem trabalhado, contribuirá positivamente para o trabalho pedagógico na Educação Infantil e, consequentemente, o trabalho com o aluno realizar-se-á de forma plena. Assim, a pesquisa objetivou analisar teoricamente as relações estabelecidas entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil através de um estudo bibliográfico sobre o tema em questão. Embutidos a este objetivo geral o estudo também propôs a desenvolver os seguintes objetivos específicos: descrever o percurso histórico até a institucionalização da educação infantil no Brasil e seus fundamentos legais; levantar conceitos sobre afetividade e cognição apresentando as relações que se estabelecem entre os termos em crianças da Educação Infantil; identificar quais elementos que podem auxiliar a ação pedagógica no estabelecimento das relações afetivas com alunos das turmas de educação infantil; e identificar como se dá a construção da afetividade no espaço escolar de educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (318.5 Kb)   docx (388.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com