TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Pedagogia

Por:   •  31/3/2019  •  Artigo  •  4.583 Palavras (19 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

O  PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE À INCLUSÃO SOCIAL

Graduação em Pedagogia

ALUNA:CLAUDETE APARECIDA MORAIS BENEDETI RM:8679271

ALUNA:VIVIANE PEREIRA MAGALHAES SILVA

RM:8679270

Pontal-SP

2017

DEDICATÓRIA      

Ao Senhor Deus que me deu força para enfrentar as dificuldades em todos os momentos da minha vida, aos meus lindos filhos e meu esposo que me dão força para continuar seguindo em frente sem perder a ternura e o desejo de aprender cada dia mais...

 

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por fortalecer a minha alma e pela sabedoria que tens dados na minha longa caminhada, mesmo com as dificuldades, eu sinto a força de Deus me erguendo a cada batalha. Aos meus filhos que são ótimos filhos e meu esposo, graças a eles que eu não desisto mediante as dificuldades, pois quero ser sempre uma boa mãe uma boa esposa e dar bons exemplos, principalmente na vida acadêmica.

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................

Capítulo I –....................................................................................

A INCLUSÃO DO ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 

Capítulo II – ................................................................................

A ESCOLA E A INCLUSÃO 

Capítulo III – ..............................................................................

PARCERIA ESCOLA E FAMILIA DO ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................

“Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan, 2002)

RESUMO

        O presente trabalho aborda a realização do trabalho do Pedagogo frente a novos desafios da educação inclusiva, principalmente no que se refere a colocação de sujeitos com transtorno globais do desenvolvimento(TGD). O pedagogo deve repensar sua atuação frente as dificuldades especificas  no processo de escolarização desses educandos e atuar para que de fato sejam oportunizados a esses indivíduos alternativas metodológicas no processo de aprendizagem, A educação é um direito de todos, mas ainda existe muitas pessoas que não tem acesso a escola por apresentar alguma deficiência e muitas vezes por imposição da própria família , esse alunos ficam segregados , fora do âmbito escolar.

Muitas vezes se espera que o aluno se adapte a escola,sem que a escola  tenha condições físicas de receber o aluno e oferecer-lhe condições de permanecer na mesma . Incluir é mais que receber o aluno no espaço físico da escola é respeita-lo como sujeito e favorecer o aprendizado, sem deixar que por apresentar alguma necessidade educacional especial , o aluno deixe de desfrutar de todos os momentos que proporcionem o seu desenvolvimento.

Palavras-chave:; inclusão; deficiências; Família

        

ABSTRACT

The present work deals with the Pedagogue's work in the face of new challenges of inclusive education, especially regarding the placement of subjects with global developmental disorder (PDD). The pedagogue must rethink his / her performance in face of the specific difficulties in the process of schooling of these students and act so that these individuals are in fact offered alternatives to the learning process. Education is a right for all, but there are still many people who do not have Access to school because of deficiencies and often due to the imposition of their own family, these students are segregated outside the school context.

It is often expected that the student will adapt to the school, without the school having the physical conditions to receive the student and offer him the conditions to remain the same. Including is more than receiving the student in the physical space of the school is to respect him as a subject and to promote learning, without letting it because it presents some special educational need, the student fails to enjoy all the moments that provide their development.

Key words:; inclusion; Deficiencies; Family.

INTRODUÇÃO

Quando se houve falar de inclusão, o que se espera, o trabalho tem como tema , O papel do pedagogo frente a inclusão social, na salas regular e para tanto busca subsídios que auxiliarem os educadores no atendimento aos alunos portadores de necessidades educativas especiais. A partir das considerações aqui propostas possa se refletir sobre a inclusão e de como incluir o aluno para que o mesmo tenha uma vida digna e com qualidade.

Para criança que nasce ou adquire necessidades especiais no decorrer de sua vida aparecem muitos obstáculos e muitos desafios tem eu ser alcançados tanto pela família, quando pelo aluno e também para escola e os educandos,e especificamente nesse sentido a criança sofre diante de preconceitos e geralmente não encontra muito apoio nos lugares onde passa.

Os objetivos desse trabalho é buscar subsídios para educadores que atuam com alunos  portadores de necessidades especiais, e como de fato a inclusão acontece no cotidiano desses alunos.

Esse trabalho procura responder as seguintes questões .

Como podemos incluir um aluno portador de necessidades especiaisem sala regular?

As escolas possuem estrutura física para atender esses alunos?

Através dessa inclusão o aluno recebera toda atenção necessária para seu   desenvolvimento ?

Que tipo de ajuda , atendimento, e orientação são destinados aos educadores e pais desses alunos?

O trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica. Foram pesquisadas sites, revistas, livros e periódicos que tratam da inclusão e sobre o atendimento dentro das escolas aos portadores de necessidades  educacionais especiais.

Foram divididos em três capítulos; o primeiro fala sobre a inclusão do aluno portador de necessidades educacionais especiais na escola regular, incluindo estruturas da escola.

Segundo; ressaltar  a importância que é dada ao tema inclusão dentro das instituições escolares, e o que dizem as leis a esse respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com