TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-EAD

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

LEILA ANTUNES MORAIS PEREIRA-RA 404698

STELA MARIS SILVERIO GUERRA – RA 403420

MARIA TEREZINHA PIRES - RA- 394111

JULIANA DIAS DO CARMO - RA-397962

DISCIPLINAS NORTEADORAS: TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

TUTORA PRESENCIAL: FABIANE PEREIRA DEZOTI

UBERLÂNDIA

2015


INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho do desafio profissional tem como propósito facilitar os conhecimentos do aluno, auxiliar no desenvolvimento das aptidões requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação, além de conectar os conhecimentos relativos a área de atuação com as demais outras  áreas do saber.

E neste desafio profissional foi proposto desenvolver recursos, planejamentos e projetos que estejam ligados com a tecnologia na educação. Para isto foi apresentado uma instituição filantrópica denominada ONG Esperança que desenvolve um trabalho educativo em prol de crianças e adolescentes de uma comunidade periférica.

Atualmente o profissional da educação se encontra numa sala de aula bem diferente da sua época. Cabe a ele se adaptar e procurar caminhos para se integrar nesse novo contexto educativo.

Quadro de recursos tecnológicos

Ambiente/ Sala temática: Sala de Informática

Usuários: 3º ano Fundamental I

Recursos tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Computadores

Atualmente a população em geral tem tido cada vez mais acesso ao computador e a internet. Visto que este aparelho pode trazer aprendizados diversos, a escola deve introduzir aulas de informática com acesso à internet, para isso é necessário capacitar os professores, ou integrar profissionais específicos desta área para facilitar a aprendizagem do aluno.

Ampliar o conhecimento dos alunos;

Ensinar de maneira didática, porém mais lúdica e descontraída.

Trabalhar com a interdisciplinaridade na sala de aula.

Incentivar o aluno a pesquisa e resolução de problemas.

Data show

Este é um recurso de grande peso para a aprendizagem. O uso de filmes, documentários e desenhos educativos fica muito mais prazeroso quando se é visto em uma tela grande. O recurso pode chamar a atenção dos alunos.

Aprender de forma dinâmica e interativa.

Despertar a atenção dos alunos para maior participação durante as aulas.

“Contribuições do” Projeto Esperança com Tecnologias para a Educação” na formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

Com o avanço da tecnologia, foi-se o tempo em que computador era artigo de luxo, ou seja, somente tinha quem tinha muito dinheiro. Atualmente aquele computador enorme foi sendo substituído por instrumentos cada vez mais menores e compactos. Temos acesso à internet pelo celular, que ates era só para fazer e receber chamadas. Muitas vezes por má fiscalização de pais ou por pessoas de mal caráter, o uso da internet vem sendo usado com finalidades negativas, que não trazem nenhum aprendizado.

 A internet quando bem usada pode trazer grandes aprendizados. Existem muitos jogos e desenhos educativos, que atuam de forma lúdica na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo da criança.

 A ONG Esperança por estar em um lugar de periferia, muitas crianças e adolescentes não devem ter acesso ao uso de computadores e a internet, pois há outras necessidades que são prioritárias, como a saúde, moradia, educação entre outras. O Projeto vem com intuito de levar a essas crianças e adolescentes a oportunidade de interagir e aprimorar os conhecimentos em diversas áreas, não somente na informática, mas também na capoeira, artesanato, música, etc.

Aprender brincando facilita a interpretação dos conhecimentos prévios adquiridos pelos alunos. A sociedade atual exige pelo menos o básico de conhecimento de informática quando o assunto é encaminhamento profissional. Arquivos de papeis ainda existem, porém, o sistema operante é o uso de pastas no computador. Quando um aluno aprende esses conhecimentos na escola, ou em uma instituição não governamental, ele estará aprendendo como agir no futuro.

As crianças de hoje estão dispensando as visitas nas bibliotecas, museus, entre outras e transferindo muito mais tempo para o computador. Nesse sentido o professor deve planejar suas aulas e conteúdo que levem o aluno a pesquisar coleções de livros, sites, artigos na internet que auxiliem e substituam o método tradicional.

Sugestões para a Capacitação dos profissionais da educação para atuar no projeto “Esperanças com Tecnologias para Educação.

Sugestão 1

Vídeo: Tendências, Desafios e Oportunidades de Uso das Tecnologias na Educação

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qk-2RIX7CBo

Data de acesso: 19 de Outubro de 2015

Justificativa da escolha do vídeo: Devido à falta de tempo das pessoas atualmente, a capacitação que mais se encaixa a formação de profissionais para o ensino da tecnologia, é a própria tecnologia. Ou seja, o uso de vídeos, textos virtuais, etc. De acordo com várias opiniões de educadores estes meios tecnológicos, ajudam muito no desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas educativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (81.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com