TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc pedagogia

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.407 Palavras (18 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

PEDAGOGIA

                                     

                                                     

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO BÁSICA

                                                               Arielson Ferreira Sorrentino

   

        

MOGI DAS CRUZES

2014

 

 Arielson Ferreira Sorrentino

        

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO BÁSICA

        

Projeto de Pesquisa Teórica Prática solicitado para avaliação final, do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia 7º semestre.

Professor Francisco Carlos Franco.

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES, SP.

2014

Sorrentino, Arielson Ferreira.

Gestão democrática e a educação básica

Orientação: Prof.ª Francisco Carlos Franco Mogi das Cruzes, SP, 2013.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Pedagogia. Universidade Braz Cubas.

SUMÁRIO

 

Introdução -------------------------------------------------------------------------------4                                                                                               

 Pesquisa Teórica Prática-----------------------------------------------------------5

1. Organização Escolar– Perspectivas e Enfoques ----------------------------5                              

2.  Gestão democrática da escola pública-----------------------------------------8                                        

3. Gestão Organizacional e escolar - uma análise crítica----------------13

4. Referências ----------------------------------------------------------------------16                                                      

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido sobre os aspectos importantes da Gestão escolar, diante da leitura de três livros e suas respectivas resenhas. A gestão escolar tem um papel crucial como transformador do espaço escolar, analisando situações em que seja necessária sua intervenção, considerando os vários papéis em que a gestão educacional pode desempenhar, por meio de diferentes aspectos. A preocupação com uma implantação democrática efetiva em todas suas atividades, dentro e fora do espaço escolar, pois a participação de todos os envolvidos no processo pedagógico é um elemento importantíssimo, na construção dos projetos políticos pedagógicos contextualizados, juntos aos profissionais que integram o ambiente escolar, a fim de atender as demandas que emanam da sociedade onde se efetiva a atuação da instituição escolar. Para que a gestão escolar seja legitimada em sua ação e função dentro do espaço escolar, como mediador e transformador, contribuindo assim no processo de formação dos docentes, é preciso que a função de cada um, seja ,direcionada ao processo educativo e a participação de todos de maneira democrática é que vai dar ao grupo uma união de forças favorecendo a construção de atividades meio diretamente relacionadas com a atividade fim da instituição escolar. E a partir daí, com uma cumplicidade generalizada de todos que a construção do processo pedagógico será possível de gerar novas conquistas e inovações concomitantemente com a transformação dos espaços escolares para a construção coletiva deste ideal. Finalmente, a gestão escolar democrática está relacionada a novas propostas e, sobretudo, uma nova visão do ensino, na condição em que todos façam parte desta aprendizagem coletiva. E nesta relação, o professor, a comunidade local, os dirigentes, e demais funcionários unirão seus esforços para quebrar paradigmas e interagir na construção e aperfeiçoamento de todos e do espaço escolar que favoreça a construção do educando num sujeito crítico reflexivo e atuante na transformação econômica e social em que vive.

Palavras - chaves: Gestão/ escolar/ pedagógico

Pesquisa Teórica Prática

1. Organização Escolar – Perspectivas e Enfoques

A instituição denominada escola vem desde a Idade Média restringindo seu acesso a minoria privilegiada e isso ocorre de maneira significativa nos dias atuais, em que as melhores instituições de ensino são restritas a esta mesma minoria que também goza de muitos outros privilégios.

Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação pois os resquícios do período colonial e jesuítico e o descomprometi mento com a educação para as camadas populares deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola. Foi apenas no século XX que esta começou a crescer e a tornar-se um elemento de composição na modernização do Brasil. (GROCHOSKAR, 2011, pg. 20).

           

Com o Manifesto dos pioneiros da educação nova em 1932 esta perspectiva muda e inicia-se um processo de transformação na educação em que ela torna-se um elemento para a transformação social. Neste sentido, o sujeito escolar ocorre uma reflexão sobre os alunos, o papel do professor, da direção e de todos os envolvidos com o processo de ensino aprendizagem e as relações existentes entre eles com o fim da formação integral do aluno seguindo os quatro pilares de Delors – ser conviver conhecer e fazer.

Tão importante quanto à formação inicial do professor é sua formação continuada que devem colaborar para a formação de um sujeito crítico e reflexivo, portanto ele deve estar preparado tanto teoricamente quanto em sua prática para poder realizar interações suficientes com os diversos elementos que fazem parte da dinâmica escolar, a fim de obter êxito em sua ação pedagógica.

Nesse sentido é crucial que a pesquisa seja elemento chave na trajetória de todo processo de ensino aprendizagem. O diretor da escola é determinante para a organização da instituição escolar e, portanto deve ser dotado de uma reflexão teórico crítica que o capacite para os processos de gestão e habilitado para realizar a interlocução necessária com os diferentes sujeitos do espaço escolar com o fim de estabelecer uma discussão teórica sobre o planejamento e a gestão do sistema de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (233.1 Kb)   docx (305.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com