TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coaching e Mentoring

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Coaching e Mentoring

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Produzir um texto informativo sobre a adoção de programas de coaching e mentoring em uma organização.

Possibilidade de adoção por conta de modismos gerenciais

Na era atual, as mudanças estão cada vez mais constantes e o mundo corporativo tem se transformado e vem em um ritmo acelerado, trazendo inovações tecnológicas que estão dando lugar para um corpo social de autoconhecimento.

Podemos destacar alguns pontos que ajudam as pessoas a se destacarem nesse mundo corporativo e conseguirem se desenvolver de uma forma diferenciada no âmbito profissional, como a busca por conhecer determinado assunto e estuda-lo cada vez mais, trazendo tal aprendizado para a realidade, a engenhosidade e o aperfeiçoamento da capacidade emocional, tudo isso dá destaque a habilidades sociais mas que é preciso de uma perspectiva minuciosa a fim de entender os riscos que também existem como a adoção indiscriminada causada pela tendência de comandos da alta administração, confusão das partes envolvidas, falta de aptidão visando apenas em resultados passageiros, portanto é necessário executar uma pesquisa importantíssima, planejar os processos e os ambientes favoráveis e executando tal adoção com comprometimento e conhecimento profundo da sua finalidade da aplicação.

Ações de mitigação de risco

Coaching e Mentoring têm sido uma estratégia muito procurada para aquecer e estimular as empresas nos procedimentos profissionais, buscando transformação, ampliação de conhecimento, progresso nos desempenhos, visando o enquadramento de grandes desafios no vínculo profissional.

Atuando coaching com comprometimento prudência, tende a um avanço relevante e categórico para as empresas, pois por meio dele gera-se um processo em que a pessoa é levada a buscar soluções vindas de um método que lhe foi muito bem orientado, ajudando nessa diminuição de risco.

Atuando Mentoring com habilidade que traga uma visão de entendimento de várias áreas de uma empresa, enxerga as dificuldades, analisa e coloca em prática como propagar os aprendizados na prática para as demais pessoas que realizam as tarefas, torna tal profissional capacidade, preparado para administrar o trabalho, que ameniza também os riscos.

Podemos dizer de um risco nesse tópico como os desafios direcionados a uma pessoa, onde a mesma se coloca em uma situação de necessidade de dar conta do trabalho gerando uma confusão que traz inquietação e agonia, mas sendo trabalhado a competência aguçando o domínio sobre o assunto refletirá o sucesso do cumprimento com o proposto.

Condições organizacionais favoráveis

O plano corporativo tem seguido um contexto de circunstâncias competitivas apoiando o crescimento das habilidades dos profissionais, conseguindo cada vez mais os resultados esperados que contribuem para organização.

O ambiente com comportamentos positivos, com pessoas comprometidas, alegres, empenhadas, dispostas, cheias de energia que é notório a satisfação de quem ali trabalha, traz condições boas para todos envolvidos favorecendo a empresa.

A organização deve se preocupar com ambiente apropriado para conseguir com que a capacidade humana possa executar as tarefas a elas intituladas com qualidade de vida, revertendo isso a benefícios para a própria empresa.

Uma organização com condições favoráveis, seguramente, muito provavelmente favorece o clima organizacional, pode-se relatar as condições abaixo como exemplos:

- Organização que oferece e disponibiliza mesmo que um percentual do capital para incentivar o início de cursos profissionalizantes na área de trabalho;

- Organização que busca meios de unir as pessoas com ações de participação de datas comemorativas para organizar um pequeno encontro entre as áreas gerando relações interpessoais que ajuda a expandir a cultura e a mente;

- Organização que propõe e disponibiliza de treinamentos constantes ajudando na prática de reforçar o conhecimento;

- Organização que cultiva o diálogo internamente e colabora com diferentes percepções;

Condições organizacionais desfavoráveis

As transformações no ambiente organização podem provocar alguns impactos e mudanças desfavoráveis e significativas. É importante e fundamental saber que essas situações trazem condições desfavoráveis na organização, que acabam passando por altas cargas de pressão de concorrência no mundo atual, habitando um incessante modo de adequação no âmbito de trabalho para conseguir assegurar-se no mundo dos negócios e desta forma atingindo consequentemente o seu corpo profissional necessitando de ajustes na funcionalidade de trabalho.

Uma organização com condições desfavoráveis, contribuem para a insatisfação dos colaboradores e consequências para a empresa, pode-se relatar as condições abaixo como exemplos:

- Organização que não dá liberdade de autonomia para os colaboradores, dentro do seu escopo de trabalho;

- Organização de não sabe aproveitar as aptidões, competências dos funcionários;

- Organização que não atiça o autodesenvolvimento e autoconhecimento do seu corpo humano;

- Organização que não dá notoriedade aos pontos fortes e fracos do colaborador perdendo a chance de aprimorar e trabalhar essas situações;

- Organização que não percebe a falta de envolvimento e comprometimento dos seus funcionários, com ações do dia a dia como aumento de atestados, perdas de produtividades, atitude de desvios do foco de trabalho.

Tipo de comportamento dos envolvidos nos processos de coaching e de mentoring

Os comportamentos dos envolvidos nos processos são contemplados por direções, hábitos e percepções sadios,  apresenta-se uma facilidade na realização de atividades, aumento de motivação, maior engajamento no trabalho proposto com comprometimento para atingir o objetivo estabelecido, pode-se descrever conforme abaixo também outros comportamentos:

- Ampliação de criatividade;

- Busca por soluções inovadoras;

- Decréscimo de desvios nos negócios;

- Abundância de comprometimento;

- Elevação e constância de trabalho com maior assertividade professional;

Possíveis benefícios para os envolvidos

Através do alinhamento deste estudo realizado, é possível identificar uma enorme capacidade de criação específica dos envolvidos e a medicação de todo o corpo profissional ocasionando uma perda do estresse que geram condições de risco para a saúde.

Podemos também identificar uma consequência de eficácia nos negócios enxergando os objetivos claramente, uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho para encarar todos os problemas encontrados ao longo do caminho profissional.

Destaca-se abaixo outros benefícios claramente relevantes:

- Maior desempenho no trabalho;

- Expansão de habilidades

- Fomentação do aprendizado;

- Desenvolvimento profissional e pessoal;

- Cooperação diretamente amadurecendo as competências.

Portanto, coaching e mentoring são formas de abordagens intensas que consistem em ajudar as empresas a trazer mais resiliência no âmbito corporativo capazes de semear mudanças para fins de desenvolvimento de pessoas positivamente. As empresas que focam nessa adoção precisam estar atentas ao contexto proposto de planejamento, construção, execução e clareza no desenvolvimento para que não tenha frustração e venha a se encontrar com o modismo gerencial. Com esse alinhamento e com as estratégias de mudanças é possível à implantação desses processos de forma segura e concreta dentro das organizações.

Referências bibliográficas

https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/38859

Acesso: 26/03/2021 às 14:52

Acesso: 26/03/2021 às 15:30

https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/22409

Acesso: 26/03/2021 às 16:02

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com