TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA

Por:   •  12/7/2018  •  Artigo  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

SILVIA HELENA AMARAL SILVA

 FUNÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA

CORONEL FABRICIANO - MG

2018

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

SILVIA HELENA AMARAL SILVA

 FUNÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA

Artigo Científico Apresentado ao Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Coordenação Pedagógica.

CORONEL FABRICIANO – MG

2018


FUNÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA

Silvia Helena Amaral Silva[1]

RESUMO

As inovações no processo de gestão escolar imprimiram mudanças na noção de função que pode ser sentida como uma visão superada, considerando-se que a autonomia da escola e a gestão atual extrapolam essa questão, em face da necessidade de construção de medidas participativas, a partir da interação entre a direção administrativa e o corpo docente. Este artigo tem como objetivo analisar a função da Orientação Educacional nas escolas mediante as mudanças implementadas com a autonomia das instituições escolares com o processo de gestão. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória com base em pressupostos teóricos de autores como DAVIS (2002), PLACCO (1994) e RAMOS (2009), entre outros, procurando identificar a verdadeira função da Orientação Educacional no meio escolar. Conclui-se que refletir sobre a função de cada profissional no ambiente escolar favorecer a identidade e a redução de conflitos internos. É necessário que cada profissional como o orientador educacional possa se visualizar como um profissional na construção de conhecimentos e das competências necessárias para pensar e agir com horizontes mais amplos.

Palavra-Chave: Orientação Educacional. Gestão Escolar. Função. Mudanças.

1 Introdução

O presente trabalho tem como tema Função da Orientação Educacional na Escola, uma vez que a gestão escolar passou por inúmeras mudanças que se processaram por meio de uma reformulação do trabalho na escola, que tiveram foco a substituição de um modelo autoritário por um modelo de gestão democrático e participativo.

Nesta perspectiva, construiu-se uma questão que norteia este trabalho: A autonomia da escola colocou alguns problemas em relação à noção de função, no contexto da gestão escolar diante das demandas educativas é possível manter clara e objetiva a função de cada profissional de orientação educacional, coordenação pedagógica e supervisão escolar?

Em que sentido essas mudanças trouxeram confusão de funções entre os profissionais de gestão diante da perplexidade de cada profissional (HORA, 2007).

Com a gestão escolar as ações geram a necessidade de uma constante articulação construída em uma grande teia de significações por meio das relações estabelecidas entre os profissionais, às famílias e os alunos.


As diretrizes da gestão escolar passaram a impor a construção de uma escola mais participativa exigindo a substituição de posturas isoladas para um modelo planejado e articulado, exigindo dos profissionais (orientação educacional, coordenação pedagógica e supervisão escolar) uma reflexão sobre a sua prática e sua função.

Aos novos desafios impuseram novas competências interpessoais para amenizar os problemas nas demandas educativas nos atos de agir e intervir no cotidiano escolar.

As reformulações passaram a exigir muito mais dos profissionais do que suas funções, na medida em que exige uma sincronicidade na organização da escola como espaço político-pedagógico que representa a superação do trabalho fragmentário.

O objetivo deste estudo é analisar a função da Orientação Educacional nas escolas mediante as mudanças implementadas com a autonomia das instituições escolares com o processo de gestão.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica e exploratória com base em pressupostos teóricos de autores como: Davis (2002), Placco (1994) e Ramos (2009), entre outros.

Justifica-se a realização do estudo com base no pressuposto de que a noção de função deve ser definida e esclarecida para que os orientadores educacionais possam assumir sua identidade como agente educativo na escola.

A orientação educacional é uma função educativa que tem sofrido descaracterização e diversas denominações. Na gestão escolar atual, o trabalho compartilhado representa uma forma de sincronia entre os vários gestores escolares. Essa diversidade de ações e demandas descaracteriza o fazer profissional associado à noção de função, podendo estabelecer conflitos de papéis.

Nessa perspectiva, a motivação para realizar o estudo com o tema tem como foco realizar uma análise sobre a função do Orientador Educacional, buscando desenvolver uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional.

Desenvolvimento

Na educação da atualidade o Orientador Educacional enfrenta muitos desafios diante das mudanças que a gestão escolar impôs mediante as transformações em relação à participação de cada profissional na construção da autonomia e das responsabilidades pelas demandas escolares.

Em algumas escolas nos municípios brasileiros existem carências de profissionais diversas áreas da atuação pedagógica que auxiliam na melhoria da qualidade do atendimento às necessidades das demandas didático-pedagógicas.

Nas funções dos orientadores educacionais com a gestão escolar se refletiu na necessidade de discutir a questão da função de cada profissional. Freitas (2013) adverte para a importância da formação da identidade dos profissionais de gestão. Portanto orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares precisam ter consciência de suas funções para evitar complexidades e conflitos internos em relação à própria identidade dos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com