TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Por:   •  29/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SÃO BRAZ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

[a]

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CURITIBA

2019

vanessa donini dos santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO (EDUCAÇÃO INFANTIL)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia, como requisito necessário para avaliação final da disciplina de Estágio Supervionado.

Orientadora: Chrizian Karoline Oliveira

CURITIBA

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        CONTEXTUALIZAÇÃO da instituição (HISTÓRICO)        8

3.1 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E EDUCACIONAIS        9

4.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.        9

4.1DESCRIÇÕES DAS OBSERVAÇÕES        9

4.2 PLANO DE AULA        11

4.3 REGÊNCIA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS          13

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Pedagogia – Faculdade São Braz, da disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora, Chrizian Karoline Oliveira como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado no Colégio Saint Germain, no período de 12 de agosto a 09 de setembro de 2019.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, em que se encontra a estrutura organizacional deste relatório; corpo do relatório, dividido em fase de observação, regência, contendo e plano diário.

É necessário reconhecer o processo evolutivo que se modifica no tempo e no espaço, em função do uso que se faz das diversas práticas educativas.  Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino da base pedagógica uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade a partir das suas vivencias.  

O desafio para nós estudantes de licenciatura em pedagogia é mudar a forma de pensar e de ensinar as nossas crianças de uma forma que desenvolvam a autonomia das questões sociais dentro do contexto histórico. E o estágio possibilitou um repensar da educação infantil a partir da prática.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO da instituição (HISTÓRICO)

Nome da Instituição: CSG Atividades educacionais LTDA

 (Colégio Saint Germain – EFM)

Endereço completo: Rua: Dr. Luiz Fernando Van Der Broocke, nº 176
CEP: 82520-730 Bairro: Bacacheri – Curitiba - Paraná.·.

Telefone: 041-3262-9398  ou  041-3262-2663
E-mail:  Secretaria@colegiosaintgermainpr.com.br

Diretor (a): Rosane Heller

Período de realização do Estágio: 12-08-2019 até 09-09-2019.

Número de horas: 44 horas

Número de dias: 11 dias

OBS: Professora é desta forma ou tem que fazer um texto, mas na introdução citei algumas dessas informações. Abaixo é o que vc pediu para fazermos, o Histórico é para contar a história da instituição ou é isso que colocamos......[b]

Contextualizar a instituição em que foi realizado o estágio. Informar nome e endereço da instituição, o período de realização do estágio (com data inicial e final), número de horas/dia e/ou número de dias cumpridos no estágio.

  1. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E EDUCACIONAIS 

 Aqui tambem temos dúvidas!!!!![c]

O Projeto Político Pedagógico do COLĖGIO SAINT GERMAIN, descrito no presente documento, é resultante de uma construção coletiva com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Foi elaborado baseado em estudos teóricos, pesquisa com a comunidade escolar, além da LDB 9394, de 20/12/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e Deliberação n. 014/99 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná. Este projeto demonstra o esforço dos envolvidos, na tentativa de buscar a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem considerando a diversidade que abrange este contexto educacional, para atingir resultados satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (330.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com