TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio 1º ano em Pedagogia

Por:   •  16/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1º Ano

  Ao chegar à escola, fui recepcionada pelo senhor Marcelo, Diretor responsável pela escola, o qual me direcionou a sala de aula, onde pude realizar minhas observações. Ao entrar na sala, a professora apresentou-me para aos alunos, os quais foram gentis e acolhedores comigo. Os mesmos questionaram sobre minha presença na sala, realizando algumas perguntas, as quais pude responder. Após a agitação, a professora deu início à aula.

Enquanto a professora escrevia o cabeçalho no quadro, pude fazer minhas primeiras observações da sala. Uma sala de aula grande, aparentemente simples, com um pequeno acervo de livros no cantinho da leitura, carteiras enfileiradas individualmente, parede decorada com urso de E.V.A, onde dele saía corações com a data de aniversario da turma. Enquanto a professora escrevia, observei o comportamento dos alunos, quase todos permaneceram quietos e copiando o cabeçalho, porém um deles, não estava acompanhando, e sim, tentando chamar minha atenção. A professora chamou sua atenção, o mesmo, fechou o caderno e fez outra atividade não envolvida a aula.

 A primeira aula deu-se início, Língua Portuguesa, a professora fez revisão das vogais e consoantes, tendo como objetivo fazer o aluno conhecer todas as letras do alfabeto, reconhecendo as letras e sílabas através da leitura. Todos participaram ativamente. A atividade foi realizada escrita e oralmente, além da atividade impressa. Os alunos realizaram com facilidade todas as atividades propostas.

 A Segunda aula foi de matemática, onde, foi iniciada a revisão de números e quantidades, com o objetivo de fazer os alunos identificarem os números e quantidades por ela apresentado.  Está atividade foi realizada no caderno de classe, notei que as crianças além de gostar mais de números, tem uma maior facilidade. A professora encerrou a aula, e disse que daria continuidade após o intervalo. As crianças fecharam os cadernos e os guardaram de baixo da carteira, como a professora ordenou. Em seguida fizeram oração pra irem lanchar, organizaram-se em duas filas, meninos e meninas, e seguiram para o banheiro. Fizeram o uso do mesmo, higienizaram as mãos, e formaram fila para o lanche. Nesse período, as crianças ficaram sobre a supervisão de um monitor que é aluno do período Matutino da escola. Ao terminar o lanche, as crianças direcionavam para a quadra e pátio, aproveitavam o momento para correr, brincar e conversar. Ao tocar o sinal, os alunos redirecionaram a sala de aula, ficaram na porta esperando a chegada da professora. Ao entrar, a professora deu continuidade à aula de matemática.

Na última aula, a professora aproveitou para conversar e determinar algumas regras e combinados da sala, todos participaram dando opiniões e sugestões. Logo após a conversa a professora colou o tema de casa no caderno de cada aluno. Faltando poucos minutos para o horário de saída, a professora deixou que as crianças brincassem de “quietinho”. Após alguns minutos, formou duas filas uma de menino e outra de menina, e acompanhou as crianças ate o portão de saída, e assim deu-se o fim do expediente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com