TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio de Pedagogia

Por:   •  26/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]vzxc[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS ..................................................................................5

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)..........................................................6

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORANEOS DA BNCC..........................................................................................................................8

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA.........................................................................9

5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS....................................................................................................................10

6 PLANOS DE AULA.................................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15


INTRODUÇÃO

O presente relatório consiste em relatar as experiências pessoais vividas durante as atividades propostas pela disciplina Estágio Obrigatório Supervisionado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades que serão posteriormente relatadas ocorreram na sala do 1° ano durante o turno da manhã, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Pires no município de Marituba, área metropolitana de Belém - Pa, no intervalo dos dias 4 a 30 de março de 2020.

O estágio foi dividido em duas etapas: o primeiro momento um período de observação que ocorreu nos dias 4 a 10 de março de 2020, onde observou-se a estrutura física e os atores que constituem a comunidade escolar (alunos, professores, gestores e funcionários). E num segundo momento realizou-se a intervenção nos dias 23 a 30 de março de 2020, onde foi colocado em prática as teorias estudadas durante o curso.

Esse relatório de estágio nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem por objetivo geral apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de regência na classe, e por objetivos específicos, observar, analisar, descrever as práticas em sala de aula, e executar as metodologias propostas de acordo com a situação problema inicial que é a falta de estrutura e recursos tecnológicos no ambiente escolar.

No Estágio temos a oportunidade de vivenciar e praticar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula. De refletir, analisar e experimentar as práticas estudadas e de que forma vamos agir dentro de uma sala de aula.

Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, os procedimentos e planejamentos assumidos em sala de aula, bem como um conjunto de reflexões que procuram esclarecer o modo como foram conduzidas as aulas, manifestando também o modo de compreender a experiência de estágio.

Conforme afirma Pimenta (2004, p. 45):

[...] o estágio, ao contrário do que se propugnava, não é atividade prática, mas teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis [...].

Nessa perspectiva, serão abordados no decorrer deste relatório alguns aspectos considerados relevantes e significativos, a princípio será realizada atividades já pré-estabelecidas onde será realizada leituras de textos e visualizações de vídeos a respeito da temática para responder as perguntas necessárias que vão nortear o desenvolvimento deste relatório e posteriormente com base na solução para a problemática, escolheremos a metodologia para o desenvolvimento das atividades em sala de aula com o objetivo de concretizar os nossos conhecimentos teóricos construídos como discente em formação do curso de Pedagogia porque acredita-se na importância do graduando em estar preparado para atuar em sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

        Em um primeiro momento realizou-se contato com a direção da escola e orientou-se com as coordenadoras pedagógicas, com as quais organizou-se um cronograma de atividades para a realização do estágio supervisionado, baseado no horário de aula do professor da turma. Após observações e coletas de dados, desenvolveu-se a formação das atividades do estágio e aplicou-se a metodologia escolhida em sala de aula nas disciplinas de matemática e ciências.

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

        A pedagogia é um conjunto de métodos e estratégias de ensino, que estão diretamente relacionados as técnicas e princípios que serão aplicados na administração escolar e na condução de conteúdos e atividades em sala de aula, tendo o pedagogo o profissional graduado responsável por atuar com esse conjunto de técnicas.

Quanto ao campo de atuação, Alvarez e Mariana (2018) sintetizam:

O Parecer CNE/CP 5/2005 (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2006) dispõe que pela graduação de licenciatura, o pedagogo poderá assumir papéis que vão desde a atuação na educação infantil, educação nos anos iniciais, cursos de nível médio, educação profissional em âmbito de serviços e apoio escolar e formação docente até áreas não escolares, como pedagogo hospitalar, pedagogo empresarial, entre outros. Embora um curso de Pedagogia apresente diversas possibilidades que o pedagogo pode desenvolver, a função do pedagogo escolar é a atividade que apresenta o maior campo de estudo e de trabalho ao egresso da Pedagogia.

Uma vez destacado o vasto campo de atuação do profissional de pedagogia, focaremos no pedagogo escolar e a sua atuação em sala de aula, assim como a sua metodologia com base na interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade, em síntese, é uma qualificação do que é comum a duas ou mais disciplinas. Na área pedagógica, é quando duas ou mais disciplinas relacionam os seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino.

Para Thiesen (2018, p. 546):

A  interdisciplinaridade, como um movimento contemporâneo que emerge na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciên-cias e do conhecimento, vem buscando romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com