TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do desenvolvimento e teorias de aprendizagem

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Síntese ................................................................................................ página 2.

Abordagem tradicional .......................................................................página 2.

Abordagem Comportamental ............................................................. página 3.

Abordagem Humanista........................................................................ página 3.

Abordagem Histórico-cultural............................................................. página 4.

Conclusão............................................................................................. página 4.

Referencias Bibliográficas .................................................................. página 4.


  1. Síntese

O livro relata a realidade de uma escola perfeita, sem defeitos, onde a palavra- chave é a união e todos são iguais, sem distinção. Todos se encantariam com a realidade dessa escola, e todos deveriam conhecer a Escola da Ponte algum dia segundo Rubem Alves.

Na Escola da Ponte todos se conhecem, se tratam bem e se ajudam de certa forma, fazendo assim um trabalho de equipe onde não há preconceito e egoísmo. Tudo isso com uma visão diferente do mundo e do aprendizado, lá era necessário desaprender, ver o mundo com os olhos de uma criança, retroceder e retratar o seu interior, assinando assim tudo o que se faz. Uma novo olhar para o aprendizado, um recomeçar, liberdade era necessário para se obter um novo conhecimento. Ele compara as escolas tradicionais como uma “linha de montagem” onde se tem modelos de peças e as que estão fora do padrão é descartada. Na escola da ponte não existem salas ou classes separadas, tudo é feito em grupos de interesses comuns sempre com uma professora para orientação de pesquisa que se fazia por 15 dias e depois se reúnem novamente para avaliar o que foi aprendido. Uma escola onde alunos aprendem com os próprios alunos, quem sabe ensina quem não sabe e os próprios alunos estabelecem as regras para a convivência básica. Uma escola onde o professor também aprende com os alunos e o conhecimento vem atrás das experiências já vividas.

Rubem Alves cita também a importância da curiosidade da criança, do interesse, pois isso é o que faz o aluno buscar o conhecimento. Dentro da Escola da Ponte a diferentes interesses, diferentes visões do mundo.

Fazendo que com isso cresça pessoas mais unidas, que saibam viver em sociedade com cooperação e trabalho em equipe, inteligentes não simplesmente porque foram obrigadas mais sim porque buscaram o conhecimento e gostam do que fazem.

  1. Abordagem Tradicional

A abordagem tradicional é pouco exercida da Escola da Ponte, pois na abordagem tradicional os alunos seguem contextos impostos pelo sistema, é rígida e não dá liberdade ao aluno para buscar conhecimentos diferentes do que lhe é passado em sala. Todo conhecimento é centrado no professor, onde o aluno apenar escuta o que é passado e absorve o máximo possível. Sendo assim o aluno receptor passivo de informações que lhe são passadas são direito de se expressar, limitando a imaginação e a curiosidade do aluno.

Na concepção tradicional o aluno é um “homem em miniatura” que precisa ser atualizado com conteúdos que serão necessários no futuro.


        No futuro esse aluno ele realizará provas para provar se realmente aprendeu tudo o que foi passado e se está pronto para receber novos conhecimentos, caso contrario aprenderá tudo novamente.

  1. Abordagem Comportamental


             Segundo Mizukami o conhecimento é uma descoberta, e é nova para o individuo que a faz. Porem o que foi descoberto já se encontrava presenta na realidade exterior.
            O que está muito ligado com a Escola da Ponte é a abordagem empirismo está porque o conhecimento é resultado direto da experiência que os alunos vivenciam. Os alunos se interessem por um assunto, conversam sobre ele com os outros alunos e com o professor-orientador, pesquisam e isso mostra uma nova descoberta, um novo conhecimento e depois se reúnem novamente para reforçar o aprendizado. A Escola da Ponte reforça que o homem é consequência de suas influencias e com isso busca incentivar os alunos a buscar novos conhecimentos por livre e espontânea vontade, já que o homem é produto do meio em que está inserido.


            O meio cultural em que os alunos estão inseridos na Escola da Ponte também vale para as regras de convivência que são estipuladas, já que a cultura também transmite conhecimentos validos para comportamento social e ético, praticas sociais, habilidades básicas e controle ambiental.


            O comportamento dos alunos também é mantido através de ações reforçadoras como elogios, notas altas, prêmios e reconhecimentos dos colegas.
            O modo de avaliação nessa abordagem é verificar se o aluno atingiu seus objetivos e alcançou suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com