TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

        

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E
TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Campus Assis – São Paulo

2015

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Ana Carolina Palma Furlan RA: C50292-8

Gabriel Vitorino da Silva RA: C594EG-7

Gabriela Tonello Nassaro RA: C5946B-7

Mayara Camargo de Oliveira RA: C5948D-8

TRABALHO DE ANÁLISE E REFLEXÃO DO LIVRO

“PINÓQUIO ÀS AVESSAS” DE RUBEM ALVES

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem, sob a orientação da professora Elaine Venceslau do curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP no Campus Assis.

   

                   

Campus Assis – São Paulo

2015


Sumário[pic 9]


Introdução        4

Objetivo        5

Resumo do Livro        6

Análise e Reflexão Sobre o Livro        7

Conclusão        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


Introdução

O livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves faz reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Tais comparações se dão a partir de três abordagens pedagógicas, sendo elas: Abordagem Tradicional, Abordagem Comportamentalista e a Abordagem Humanista.

A Abordagem Tradicional é caracterizada por considerar a aprendizagem como aquisição de informações, onde o professor detém todo o conhecimento que será transmitido aos alunos, ou seja, a educação é considerada um produto, pois os modelos ensinados são pré-estabelecidos. Nessa abordagem o adulto é visto como “pronto” e os alunos “adulto em miniatura”, o qual precisa acumular informações.

Já a Abordagem Comportamentalista tem caráter empirista, ou seja, o conhecimento é uma “descoberta” para os indivíduos, é o resultado do contato direto com a experiência. Os conteúdos transmitidos nessa abordagem visam habilidades e objetivos que levem os alunos à competência, portanto tem como finalidade básica promover mudanças comportamentais nos indivíduos e aquisição de novos comportamentos. Assim, transmite comportamentos éticos para que esse indivíduo exerça controle do ambiente cultural e/ou social.

Ao contrário das outras duas citadas acima, a Abordagem Humanista, tem o ensino centrado no aluno. A pessoa, nessa abordagem, está num processo contínuo de descoberta do seu próprio ser. Portanto, não existe um modelo pronto, nem regras a serem seguidas, mas sim um processo de vir-a-ser, onde o indivíduo possa se auto realizar, fazendo uso completo de suas potencialidades e capacidades. O professor nessa abordagem precisa compreender-se e compreender seus alunos, assim se tornando um facilitador do processo de aprendizagem, visando que o indivíduo se torne autônomo, tornando possível seu desenvolvimento intelectual e emocional.


Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo relacionar as teorias vistas em sala de aula sobre as Abordagens Pedagógicas – Abordagem Tradicional, Abordagem Comportamentalista e Abordagem Humanista – com o livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves.


Resumo do Livro

O livro conta a história de Felipe, um garoto adorador de pássaros que vivia cheio de dúvidas sobre tudo, devido a isso, esperava ansiosamente pelo ingresso à escola. Porém, ao começar sua jornada dentro da mesma, ele descobre que as coisas não são como ele imaginava. Em casa, seus pais reforçavam a ideia de que a escola responderia todas as perguntas que ele tinha em mente e que quem não frequentava as aulas era considerado burro.

A experiência que Felipe vive dentro da escola acaba sendo totalmente diferente do que tinha imaginado, pois os professores não tiravam as dúvidas que existiam em seus pensamentos e ele não podia fazer nada que achava divertido.

Sua família cobrava constantemente o desempenho na escola e sua dedicação para um futuro profissional bom, deixando claro que nada que aprendera antes e fora dessa instituição o ajudaria nessa trajetória. O garoto acaba deixando seus questionamentos de lado e segue a vida estudantil que lhe é proposta pela escola e pelos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com